Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

FRANK ZAPPA - DVD - Tony Palmer's Film of Frank Zappa's 200 Motels - Release date: 08/03/2010.

Frank Zappa
Tony Palmer's Film of Frank Zappa's 200 Motels
 
Catalogue number
TPDVD127
Release date: 08/03/2010
Format DVD
Region: 0
Ratio: 16:9
Sound: Stereo
Classification: E
Label: Tony Palmer

Eu tenho lido tanto lixo cerca de 200 Motels ao longo dos anos, muito do que ficção, muitos dos quais originários com o próprio Frank Zappa, que o lançamento do filme recém-restaurado em DVD me dá uma oportunidade - a minha primeira - para corrigir um ou duas das histórias Wilder sobre como o LM fi surgiu eo que realmente aconteceu durante as filmagens.
 Tony Palmer's Film of 'FRANK ZAPPA'S 200 MOTELS'

Ao contrário do que Frank Zappa e seus biógrafos afirmaram, quando eu me envolvi não havia roteiro, apenas um tronco de carga de trabalhos que contenham cenas 'da vida'. Meu trabalho ', disse Frank, era fazer algum sentido essa confusão e tentar construir um roteiro coerente do que um filme, qualquer filme, iria surgir. True, Frank tinha escrito um monte de música, alguns bons, alguns não tão bons, mas sem orquestra tinha sido reservado, sem solistas, coro não, o coreógrafo não. Meu segundo emprego ", pois, estava a organizar tudo isso num prazo muito curto. Normalmente, você precisa reservar uma orquestra de Londres - especialmente se você lhes exigido por uma semana - pelo menos um ano de antecedência. Eu tive três semanas para encontrar uma classe superior, orquestra profissional.

Em seguida, embora o filme foi inteiramente idéia de Frank, MGM / UA não estavam dispostos a confiar-lhe com um filme, mesmo que o custo foi estimado em apenas cerca de meio milhão de dólares. (É, finalmente, custou US $ 679.000). Na verdade, eles tinham recusou-o como o diretor do filme, e insistiu em um par de mãos seguras de fazer algo certo surgiu para seu dinheiro. Acontece que eu tinha sido oferecido uma grande imagem pela MGM um pouco mais cedo (que eu também tinha virado para baixo), e foi Herb Cohen, gerente de longanimidade de Frank Zappa, que, sabendo disso e sabendo que Frank tinha trabalhado comigo antes, colocar as cabeças juntas.  Em seguida, ficou claro que muitas das cenas não podia ser filmado da maneira prevista Frank-los em celulóide convencional, ou melhor, eles poderiam ser baleado, mas terá uma idade e um monte de dinheiro (nenhum dos quais tivemos) por causa da efeitos especiais envolvidos. Fui eu quem sugeriu o uso de fita de vídeo, e não Frank Zappa, porque eu já estava experimentando com efeitos de vídeo usando câmeras de vídeo mais antigo de cor que havia chegado a BBC apenas três anos antes. Inicialmente, a MGM / UA vetou essa idéia, porque, como muito razoavelmente, salientou, fita de vídeo ( "o que é isso?" Um executivo me perguntou) não podia ser projetado em seus cinemas.  Foi um colega em Technicolor Londres, que veio com a solução, ou seja, desde a idade pré-guerra processo Technicolor envolvidos rodagem com três negativos diferentes (vermelho, verde e azul) em paralelo, e desde que a imagem da televisão nesses dias também composta por três elementos diferentes - vermelho, verde e azul, pode ser possível a transferência de cada elemento em separado para os negativos diferentes e, quando impressa em conjunto, uma transferência de fi lm verdadeiro 'poderia resultar. Que é precisamente o que aconteceu, e os fi rst ever 'transferência lm fi' resultou em videotape. MGM / UA estava satisfeito, porque já tinha "uma lm fi ', e não uma fita de vídeo. Frank Zappa estava satisfeito, porque ele poderia agora temos todos os efeitos que desejava, de forma rápida e relativamente barata. Mas ele não tinha nada a ver com a descoberta do processo, na verdade, eu não estou muito certo de que ele entendeu. No entanto, muitas vezes eu li que ele introduziu "a coisa toda, um porquinho que se repete no filme totalmente deturpadas sobre o 'making of' feita pelo canal de televisão holandês, VPRO.

Nesse mesmo filme, Zappa afirma que apenas um terço de seu roteiro foi filmado. Tolice. O diretor (me) "quit meados de produção", que é novidade para mim, assim como vários atores e um membro da banda. Mais ficção. Wilfred Brambell, um ator britânico famoso (famoso principalmente como 'Steptoe') recusou o papel que foi oferecido, e Jeff Simmons foi substituído por Martin Lickert no papel de Jeff porque ele teve a ousadia de chamar Frank Zappa um ego-maníaco. Tudo isso é verdade, mas afirmam Zappa depois que estes eventos ", responsável por vários radicais, alterações de última hora" é ainda mais absurdo.

200 Motels Movie Trailer Frank Zappa Ringo Starr Mothers of Invention

Ao que parece - de acordo com o documentário holandês - quando eu tinha parado, eu tinha ameaçado a limpar as fitas - o que é estranho, considerando que eu editei todas as fitas de vídeo-me após a conclusão das filmagens antes de entregá-los para a MGM / UA. Eu também li que o out-takes e as fitas em que foram armazenadas foram destruídas e vendido de volta para a MGM / UA para reduzir o excesso de despesas. Nenhuma empresa, tais como a MGM / UA jamais iria aceitar fitas segunda-mão, mesmo apagado, até porque as fitas seriam mais ou menos inúteis. Outra Wopper Zappa. Ela começa a soar como se eu estou tentando desprezar a realização de Frank Zappa. Muito pelo contrário. É impossível não ter uma admiração sneaking para um filme que eu, evidentemente, nunca teria sido feito se não tivesse sido por ele e seu talento curioso. E, embora o louco lm fi parece ser, ele tem uma certa percepção de como "a vida na estrada foi para muitas dessas bandas de rock na época. O fato é também que, aqui estamos nós, quase 40 anos depois, e ainda há um enorme mercado / interesse para o filme. Ah, e pelo caminho, de acordo com vários sites dedicados ao filme, porque eu tinha "sido demitido e / ou" parar "(Riscar o que você acha que é o caso) eu fui fora e destruiu as fitas master - o que é muito estranho considerando que estas fitas master mesmo está sentado em frente de mim como eu escrevo. E, finalmente, que, como resultado de alguma das situações acima (você escolhe qual), nunca Frank & I 'falou de novo'. O que é ainda mais estranho, porque um par de anos mais tarde, quando Zappa processou o Royal Albert Hall em Londres, para cancelar um concerto em que ele tinha a intenção de executar a música de 200 Motels, eu apareci no julgamento no The Royal Courts of Justice no Strand como testemunha de Frank Zappa "perito". Será que Zappa queria ter que se não tivéssemos ficado amigos?   Assim, quarenta anos depois, estou orgulhoso de ser associado com o lm fi, orgulhoso de ter conhecido Frank Zappa, e orgulhoso por ter ficado seu amigo, apesar de todo o lixo que (a maioria) os outros têm escrito sobre o que realmente 'aconteceu.
Tony Palmer
*****************************************

Um comentário:

  1. I just found your blog:really great!
    (Thanks to Altavista for the text translations!)

    ResponderExcluir